OUTRO JEITO: Da Bahia pro mundo!

by Pastel De Miolos

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.

      $1 USD  or more

     

1.

about

A música baiana passa por um momento de transformação. Se a indústria que emplacou os sucessos radiofônicos durante mais de vinte anos por aqui vive uma crise, a produção mais autoral, independente e diversificada vive um momento de consolidação. Uma fase também de mudança de caras. Enquanto alguns veteranos deixam de ser os protagonistas, vários novos nomes aparecem com trabalhos consistentes e promissores. Uma das mostras disso está sendo lançada em primeira mão aqui no el Cabong. Trata-se da coletânea Outro Jeito – Da Bahia Pro Mundo, que reúne 13 bandas e artistas baianos dessa nova safra.

A compilação faz um interessante apanhado dessa nova produção, priorizando bandas de rock, mas se abrindo para outras vertentes da música feita na Bahia. Para o produtor e músico Irmão Carlos, responsável pela iniciativa, a coletânea chega em um momento em que a Bahia possui uma grande variedade musical na prateleira, mas que precisa ser melhor mostrada. “Sinto falta de coletâneas atualmente… Há algum tempo o shufle do aparelho de mp3 é nosso seletor. Acredito na compilação como um retrato. E esse retrato eu mesmo resolvi fazer. Registrando um momento bacana que a gente está vivendo na música produzida na Bahia”.

Gravada por ele em seu próprio estúdio, Caverna do Som, e integrando o projeto Ponto Sonoro 2016, ação do Espaço Cultural Dona Neuza, no bairro G. Marback, em Salvador, a coletânea conseguiu de fato captar o bom momento da produção baiana. Estão lá nomes mais rodados como a veterana banda punk Pastel de Miolos, o músico Ênio, ou até mesmo a banda Vendo 147, com sua nova formação, e o próprio responsável pelo projeto, que aparece cantando com a luxuosa companhia da banda IFÁ Afrobeat.

O cenário mais atual do rock soteropolitano aparece com alguns dos nomes que vem chamando atenção recentemente, como as bandas Lo Han, Ivan Motosserra e Ronco, além do cantor Duda Spínola e do grupo Exo Esqueleto. A fértil cena do interior do estado também marca presença, com as banda Limbo (Alagoinhas), Calafrio (Feira de Santana) e a própria Pastel de Miolos, que é de Lauro de Freitas. E se o rock é maioria, nomes que misturam ritmos mais tipicamente baianos também forma incluídos, é o caso da Tabuleiro Musiquim, com sua música pop tipicamente baiana, e da novíssima FunFun DúDú, com uma espécie de quebradeira jazzística ou algo assim.

A seleção foi feita pela curadoria do Ponto Sonoro 2016, que escolheu seis bandas/artistas entre as que se apresentaram na programação do projeto. Outras três foram convidadas pela comissão. Ainda houveram três faixas cedidas a alguns dos selos mais importantes do cenário musical baiano, Brechó Records, Big Bross e São Rock, além do próprio Irmão Carlos. Segundo ele, a equipe levou em conta, não só a qualidade e potencial musical, mas a forma e o caminho que a banda/artista vem trilhando. “O que a gente vê muito, é banda querendo participar dos eventos, dos festivais… mas quando você vai na página delas no facebook, por exemplo, não tem postado nem o próprio show… as ferramentas estão aí, é só utilizar, ser um elo da cena é fundamental”.

- Luciano Matos | El Cabong -

credits

released June 30, 2016

tags

license

all rights reserved

about

pasteldemiolos Lauro De Freitas, Brazil

Banda veterana da cena Punk Hardcore baiana, formada em 1995, possui 3 Demo Tapes, 4 CD's, 1 DVDBootleg, 1 CD Bootleg e participação e várias coletâneas. Já se apresentou nos principais Festivais Independentes do Brasil e convite para Warped Tour na california, turnê Europeia... ... more

contact / help

Contact pasteldemiolos

Streaming and
Download help

Track Name: OUTRO JEITO: Da Bahia pro Mundo! - Não quero mais machucar ninguém!
NÃO QUERO MAIS MACHUCAR NINGUÉM!
LETRA: ALISSON | MÚSICA: ANDRÉ, ALISSON, WILSON

NÃO QUERO MAIS MACHUCAR NINGUÉM!

SEI QUE NÃO É FÁCIL
POIS SOMOS RESULTADO
DE MUITO SOFRIMENTO
E MUITA NEGAÇÃO!

MAS QUERO COMO UM SÁBIO
ESTAR EM PAZ COM O QUE EU FAÇO
ESTE É O CAMINHO
PRA MINHA EVOLUÇÃO!

NÃO QUERO MAIS MACHUCAR NINGUÉM!

EU ME IMPORTO
COM MEU SENTIMENTO
E COM O TEU!

NÃO QUERO MAIS MACHUCAR NINGUÉM!